Perdeste a primeira Thursdays with Impact de 2021? Descobre abaixo tudo o que aconteceu.

O mês de Janeiro é dedicado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (doravante ODS) 1 – Erradicação da Pobreza. Para a concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas foram delineados 17 ODS que são imperativos para um futuro sustentável, de forma a promover esta Agenda a Casa do Impacto organiza, mensalmente, uma sessão das Thursdays with Impact, dedicada ao ODS em foco nesse mês.

O ODS 1 visa a terminação da pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

A 14 de Janeiro, a Diretora da Casa do Impacto, Inês Sequeira, sentou-se à conversa com Ana Umbelino, Vereadora do Desenvolvimento Social, Cultura, Património Cultural e Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Elizabeth Santos, Técnica do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza dinamizado pela EAPN, e João Duarte, Founder do Menos Hub, startup residente na Casa do Impacto.

Sabias que, de acordo com a ONU, as taxas de pobreza extrema caíram mais da metade desde 1990? E que, embora seja uma conquista notável, uma em cada cinco pessoas nas regiões em desenvolvimento ainda vive com menos de 1,50 euros por dia? E que outros milhões ganham pouco mais do que essa quantia diária e correm o risco de cair novamente na pobreza extrema?

Em Thursdays with Impact | O papel do Empreendedorismo na Erradicação da Pobreza foram partilhados alguns dados recentes relativos à pobreza em Portugal:

– Em 2019, a taxa de pobreza em Portugal foi a mais baixa em 16 anos (na Visão)

– Em 2019, Portugal tinha 17,2% da população abaixo do limiar de pobreza, são considerados neste valor transferências sociais como reformas, subsídios de desemprego, pensões de doenças e invalidez, rendimento social de inserção (RSI) ou apoios à família (no Relatório sobre a Pobreza e Exclusão Social em Portugal)

– Segundo o Eurostat, 21,6% da população portuguesa estava em risco de pobreza no ano de 2019, uma percentagem superior à União Europeia (21,1%), sendo as mulheres as mais afetadas(no Eco)

– A pandemia causada pela COVID-19 veio transformar a situação de pobreza e exclusão social em Portugal. Após a crise económica e financeira, a população em Portugal começava a recuperar rendimentos e o desemprego diminuía significativamente. A evolução dos dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR) demonstra uma redução claramente positiva da pobreza ou exclusão social entre 2013 e 2019 (em Agência para o Desenvolvimento e Coesão)

– Em agosto de 2020, Portugal contabilizava 406,8 mil desempregados, mais 83.4 mil desempregados do que no período homólogo de 2019, e uma taxa de desemprego de 7.9%. A maior parte desta população (78.6%) tem 25 ou mais anos, sendo cerca de metade do sexo feminino (no Relatório sobre a Pobreza e Exclusão Social em Portugal)

Num mundo confrontado por crescentes desafios para o desenvolvimento, a Agenda 2030 reconhece que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é um dos maiores desafios globais para atingirmos o desenvolvimento sustentável.

Revê a conversa aqui. Descobre mais sobre o ODS 1 e a pobreza em Portugal abaixo!

Tudo sobre o ODS 1, Erradicação da Pobreza, aqui.

Consulta aqui o Relatório sobre a Pobreza e Exclusão Social em Portugal (2020), publicado pelo Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza.

Clica aqui para participares na consulta pública para a construção da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza.

Não percas o resto da nossa programação de Janeiro!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve à nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin

senhor dá esmola a pedinte