A comunidade da Casa do Impacto é composta por startups inovadoras, com sentido de missão e sem medo de arriscar. Conhece melhor a Cosmos Pics aqui!

Sabias que a call para incubação na Casa do Impacto está permanentemente em aberto?

Procuramos empreendedores motivados, que promovam soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.

Uma das startups que se juntou à nossa comunidade á mais tempo é a Cosmos Pics, um projeto comprometido com as gerações futuras, uma tecnologia focada na prevenção de incêndios florestais através da identificação, com recurso a imagens de satélites, de pontos que precisam de intervenção usando dados da humidade, da vegetação e da temperatura do solo.

Sabias que, desde o início do ano, Portugal já conta com*:

+ de 1.200 incêndios

+ de 5.477 hectares de área ardida

83% dos quais em matos

O número de fogos mais do que duplicaram em relação ao mesmo período de 2020

*dados de Março de 2021, de acordo com artigo publicado no Observador.

Também de acordo com artigo publicado no Observador, o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu que a grande diferença entre o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano reside no reforço das capacidades do dispositivo, destacando o reforço com mais 200 operacionais na fase mais crítica (1 de julho a 30 de setembro) e a aposta na melhoria das ferramentas de apoio à decisão operacional.

Com a Cosmos Pics o foco não está no combate mas sim na prevenção dos incêndios florestais. Katia Stambolieva, founder e CEO da startup, já conseguiu arrecadar 50 mil euros do prémio de startups desenvolvidas por mulheres atribuído pela Agência Espacial Europeia, e participou, em 2019, no programação de aceleração da Casa do Impacto, Rise for Impact.
O período de candidaturas para a edição de 2021 já está em aberto, descobre mais aqui!

A Cosmos Pics vem cimentar a sua importância na prevenção de fogos e na resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, Ação Climática, e 15, Proteger a Vida Terrestre, nomeadamente às metas 13.1, 13.3, e 15.1.

Recentemente a equipa alcançou mais um milestone, conquistando um investimento da Portugal Ventures, sociedade de capital de risco que integra o Banco Português de Fomento, através da Call INNOV-ID, que permitiu investir em 40 empresas, em fase Pre-Seed, cujas soluções de âmbito científico e tecnológico, se destacaram pelo seu impacto na descarbonização e circularidade da economia, na sustentabilidade e simplificação de processos, e na eficiência energética. Parabéns Housemates!

Descobre tudo sobre a Cosmos Pics no website!

_

Incubação na Casa do Impacto:

O nosso programa de Incubação oferece duas modalidades: incubação física ou incubação virtual, que consistem, respetivamente, a teres direito a um espaço físico no espaço de cowork ou a juntares-te à comunidade de onde quer que estejas, entre vários outros perks. Queres saber mais? Clica aqui para mais informação ou envia um email com as tuas dúvidas para casadoimpacto@scml.pt

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram,Twitter e Linkedin.

Floresta