Terminou no dia 5 de abril, a fase de candidaturas ao Santa Casa Challenge 2021 – o concurso da Casa do Impacto que premeia soluções tecnológicas inovadoras.

Nesta edição, o desafio centrou-se na promoção de uma saúde de qualidade, com especial atenção aos problemas da saúde mental e às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade.

De entre o universo total de candidaturas apresentadas, 57% foram provenientes de empreendedores em nome individual ou em equipa, com 39% das soluções apresentadas em formato de plataformas, redes ou conteúdos digitais, sendo que 36% se encontram em fase de protótipo e 39% em fase de projeto. São 93% os candidatos de nacionalidade portuguesa e 7% provenientes do Brasil e EUA/ Sri Lanka, sendo 47% deles mulheres e 52% homens.

 

De entre as 74 candidaturas submetidas, foram selecionadas as seguintes 10 finalistas:

  1. HeadsUp

A plataforma Heads UP é um projeto de saúde mental no desporto, desenhado para que qualquer atleta possa ter o apoio necessário e que atua desde a sensibilização, passando pela formação e apoio técnico especializado.

  1. SurgeonMate Library

A SurgeonMate consiste numa biblioteca de multimédia e de dados clínicos, armazenados numa cloud desenhada para profissionais de saúde. Contempla uma ferramenta de telementoria que liga profissionais de locais remotos e vulneráveis, a especialistas.

  1. Monitor Check

Monitor Check é uma webapp que permite conectar os idosos ou pacientes, a médicos, enfermeiros e a cuidadores informais, através de informação partilhada de perfis, dinâmicas lúdicas, recolha de sintomatologia e botão de pânico.

  1. Mycareforce

A Mycareforce é uma plataforma que conecta enfermeiros a turnos disponíveis, de forma flexível e rápida, em diferentes instituições de saúde (lares, clínicas, cuidados continuados, hospitais, etc.).

  1. Armour Game

Jogo digital sob a forma de puzzle de apoio à consulta clínica de anorexia nervosa, resultado da investigação para o desenvolvimento de jogos para auxiliar na prevenção, tratamento e monitoração da anorexia nervosa e também para a promoção do bem-estar e qualidade de vida.

  1. Thermo. One

Sistema que permite a medição/monitorização da temperatura corporal de forma contínua (365d/24hx24h). Local ou à distância, num sistema de cloud computing.

  1. Hey+

A Hey+ é uma solução digital inovadora para a prevenção e deteção de problemas de saúde mental e para a promoção do bem-estar psicológico e emocional das pessoas, com base numa assistente virtual e em terapêutica digital.

  1. Save_me

Plataforma portuguesa de crowdfunding destinada exclusivamente a projetos relacionados com a área da saúde.

  1. HOLI by Nevaro

O HOLI permite a autogestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva, tais como mood tracking, journaling, práticas de respiração e mindfulness, entre outras. Permite assim a gestão consciente da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores das empresas, permitindo aos recursos humanos ou liderança da mesma, implementar melhorias com base nas métricas dos colaboradores.

  1. BlaBlaBlue

Aplicação móvel para fornecer aos terapeutas, encarregados de educação e crianças as melhores ferramentas para sessões de terapia e atividades educacionais em casa, relacionadas com a terapia da fala.

 

As 10 candidaturas finalistas, irão apresentar as suas soluções num evento live na página de Facebook da Casa do Impacto, no dia 22 de abril.

Desta sessão pública, serão apuradas as três melhores candidaturas às quais serão atribuídos os seguintes prémios:

1º – 15.000€

1º e 2º – Um pack de incubação para 2 elementos de cada projeto na Casa do Impacto por um período de 1 ano

1º,2º e 3º – Alpha Packs Web Summit 2021

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve à nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram,Twitter e Linkedin

pessoa segura telemóvel