O Social Good Summit, evento da Fundação das Nações Unidas, organizado e curado em Portugal pela residente da Casa do Impacto a It’s About Impact e powered by Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o apoio do Banco Montepio, vai ter a primeira edição no dia 29 de abril entre as 11:00h e as 19:00h sob o lema O Impacto Social depois do Covid-19.

Entre os oradores estão Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Graça Fonseca, Ministra da Cultura, Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, Carlos Moedas Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, empreendedores do ecossistema de impacto, ativistas e a Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA Catarina Furtado. O Social Good Summit Lisbon, vai ser emitido em livestream na página de Facebook da Casa do Impacto.

A primeira edição do Social Good Summit em Portugal já estava marcada para este ano, sob a temática das Alterações Climáticas, mas a conjuntura atual provocada pela pandemia da COVID-19 levou a uma reestruturação da conferência que se centra agora no impacto da COVID-19 no presente e futuro da economia social. Dada a urgência do tema, a organização decidiu acelerar a sua realização e alterar o formato para o online.

O Social Good Summit vai dividir-se em sete painéis de discussão, de 45 minutos cada um, à volta de sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, ameaçados pelo surgimento da COVID-19: ODS 1 – Erradicar a Pobreza; ODS 3 – Saúde de Qualidade; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Género; ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e o ODS 13 – Ação Climática.

Os debates vão contar com personalidades influentes dos setores em discussão, nomeadamente Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Graça Fonseca, Ministra da Cultura, Rosa Monteiro, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, Filipe Almeida, Presidente do Portugal Inovação Social, Carlos Moedas, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Sérgio Cintra, Administrador da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, José Sá Fernandes, Vereador para o Clima e Ambiente da CML, Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Miguel Fontes, Diretor Executivo da Startup Lisboa, João Magalhães, fundador da Academia de Código, Sérgio Ribeiro, CEO da Planetiers, diversos ativistas e humoristas como Joana Seixas, Diogo Faro e Joana Barrios e Mariana Barbosa, do ECO, o media partner do evento.

“Não tenho dúvidas que a Economia Social terá um papel fundamental na redução das desigualdades numa crise que já se faz sentir, especialmente junto das camadas da sociedade como os idosos, populações desfavorecidas e nos setores mais afetados como a educação e o acesso ao trabalho em geral, onde as soluções existentes são agora insuficientes. Na Casa do Impacto/SCML acreditamos que esta é a Era da Inovação Social e a COVID-19 veio acelerar a criação de centenas de iniciativas sociais e de impacto, provindas da sociedade civil, comunidade empreendedora e de domínio público, que se propõem a combater os efeitos colaterais do vírus, a nível social e económico e vão continuar a surgir enquanto a urgência se verificar. A colaboração entre os inovadores e as organizações do terreno, a partilha de conhecimento e a nossa capacidade de promover estes encontros ditaram a forma como vamos ultrapassar este período conturbado.” Explica a Diretora da Casa do Impacto, Diretora da Casa do Impacto.

Social Good Summit COVID-19 Edition, “Live for one day, on demand for good

Esta primeira edição portuguesa da conferência vai acontecer já na próxima quarta-feira, dia 29 de Abril, na página de facebook da Casa do Impacto da SCML, parceiro e main sponsor desta iniciativa. “O Social Good Summit é um momento onde se juntam à mesma mesa decisores políticos, agentes do impacto social, líderes empresariais e ativistas. Foi isso que nos motivou a trazer o evento para Portugal. A pandemia de Covid 19 veio lembrar-nos que estamos todos ligados e que temos todos que fazer parte da solução. É urgente começar a pensar o futuro pós covid e é isso que vamos fazer na quarta-feira. A edição online vem permitir não só a transmissão em canal aberto, como também que os conteúdos fiquem depois disponíveis para que todos os interessados possam disfrutar deles, aproveitar as ideias e sentir-se inspirados a agir.” esclarece Jwana Godinho, Fundadora da It’s About Impact.

O Social Good Summit já acontece há 10 anos em diversos países do mundo. Reúne líderes globais de hoje e os inovadores e ativistas “de amanhã” para partilharem ideias e iniciativas que contribuam para um Mundo mais justo e mais digno para todos. Em Portugal, o Social Good Summit foi trazido pela It’s About Impact, uma nonprofit para eventos e conteúdos de Impacto Social, com o apoio da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação das Nações Unidas.

cartaz do social good summit com fotografias dos oradores